
FITOTERAPIA
O termo Fitoterapia tem origem grega, no qual fito (phyto) significa “vegetal” e terapia (therapeia) quer dizer “tratamento”. A Fitoterapia é a utilização das plantas para tratamento de doenças e recuperação da saúde. Pode-se considerar medicamento Fitoterápico toda preparação farmacêutica (extratos, pomadas e cápsulas) utilizando como matéria-prima partes de plantas (folhas, caules, raízes, flores e sementes) com reconhecido efeito farmacológico.
Benefícios dos fitoterápicos
Segundo dados da Anvisa, desde o tratamento de uma azia ou má digestão, até em problemas de vesícula. Contudo, é fundamental que os pacientes que fazem tratamento utilizando esse tipo de remédio estejam atentos à sua condição de saúde e tenham acompanhamento médico para que não sejam prejudicados com as restrições de uso dos medicamentos.
Contudo, é necessário cautela na utilização de plantas. Conceitos populares de que as plantas não fazem mal ou o que vem da natureza não faz mal, não é verdade como um todo. Plantas como, por exemplo, a “comigo ninguém pode” é extremamente tóxica e pode matar. Assim como, estricnina, morfina e cocaína que também são produtos naturais.
Qualquer medicamento, incluindo os fitoterápicos, só deve ser consumido seguindo orientação médica. Por isto, os medicamentos fitoterápicos devem ser preparados de forma correta e utilizados em doses e horários definidos.